CARRO DE COLECIONADOR
BENEFÍCIOS DA PLACA PRETA
A placa preta traz uma série de benefícios ao proprietário do carro antigo. Além de reconhecer seu valor histórico, dispensa o veículo do disposto nos artigos 104 e 105 do Código de Trânsito Brasileiro.
Em outras palavras, os veículos de placa preta ficam dispensados da inspeção veicular para controle de emissão de gases poluentes e ruído e dos seguintes equipamentos obrigatórios:
– Cinto de segurança;
– Encosto de cabeça;
– Dispositivo destinado ao controle de emissão de gases poluentes e de ruído;
– Air bag frontal para o condutor e o passageiro do banco dianteiro.
Os adeptos do Antigomobilismo são aqueles que se dedicam à restauração e à manutenção de veículos antigos. No Brasil, os carros antigos de colecionador recebem uma placa especial e ficam dispensados de certas exigências, feitas para carros que não são de coleção.
Assim como táxis têm placa vermelha e veículos diplomáticos têm placa azul, os carros de coleção têm direito a uma placa preta.
Isso deve mudar em breve, quando as placas coloridas brasileiras forem substituídas pelas placas do Mercosul. Quando isso ocorrer, a placa especial dos carros antigos será branca com letras e números prateados.
A obtenção de uma placa preta exige que o proprietário tenha um Certificado de Originalidade para o seu carro antigo. Esse documento atesta que o veículo foi fabricado há mais de 30 anos, conserva suas características originais de fabricação e integra uma coleção.
O Certificado de Originalidade deve ser reconhecido pelo Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) e emitido por uma entidade credenciada e reconhecida pelo Denatran.
Essas entidades devem ser pessoas jurídicas sem fins lucrativos, instituídas para a promoção da conservação de automóveis antigos e para a divulgação dessa atividade, como os clubes de colecionadores de carros antigos.
Os clubes geralmente cobram uma taxa para realizar a vistoria e conceder o Certificado de Originalidade ao veículo. Após consegui-lo, o proprietário do carro antigo deve providenciar sua mudança de categoria junto ao órgão de trânsito.
O Certificado de Originalidade é necessário para fazer o registro do veículo.